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Dúvidas frequentes - seu espaço

Este espaço é dedicado a responder sua dúvida sobre todos os assuntos relacionados ao bem estar!

Confira abaixo a primeira série de respostas às dúvidas mais frequentes que recebemos pelo site... e, se você tem uma dúvida, elogio ou sugestão, não perca tempo! Nosso email está aberto para você: joaonoya@gmail.com

1) Gostaria de começar a correr. Qual a frequência ideal dos treinos? Onde eu posso treinar?
Para iniciar na corrida, o ideal é fazer  3  vezes por semana de acordo com seu nível de condicionamento físico! Sempre acompanhado por um profissional da área, que possa avaliar sua mecânica de corrida e montar seu cronograma de treinos semanais! Você pode correr na academia nas esteiras, ou mesmo se tiver preferência por correr ao ar livre, nas ruas ou parques da cidade !

2) Faz muitos anos que eu não tenho uma atividade física regular. Por onde começar?
Começar fazendo uma avaliação completa com cardiologista e estando apto a seguir na atividade física, procurar por uma academia ou profissional competente que possa orientar você na atividade que pretende fazer!

3) Musculação e exercícios aeróbios... qual o melhor para perder peso?
Os dois são excelentes para perda de peso, e podendo trabalhar em conjunto, ou seja, fazendo a musculação + aeróbio sua atividade terá um resultado melhor e mais rápido! Diferente de você optar por  fazer  apenas uma modalidade !

4) Musculação e exercícios aeróbios... quando faço um e quando faço o outro?
Tudo vai depender da sua prioridade! Se seu objetivo   for hipertrofia (ter um aumento considerável de massa magra) comece sempre pela musculação, caso contrário, você seja um corredor e queira melhorar sua técnica de corrida, inicie pela corrida! Se tiver disponibilidade de tempo procure fazer em dias alternados! O dia que faz musculação não corre e vice e versa!

5) Você só atende na Cia Athletica ou posso fazer aulas em outras academias?
Atendo na Cia Athlética Granja Viana (e outras academias como personal externo), porém também acompanho alunos fora da academia que treinam em suas residências ou parques da cidade !

6) Qualquer pessoa pode se inscrever numa corrida de rua?
Sim, qualquer pessoa hoje pode se inscrever em uma corrida de rua!
Tendo um bom senso em relação a sua condição física e a kilometragem que pretende correr !

7) Equipamentos de corrida... relógio e frequencímetro... são realmente úteis?
Na minha concepção relógio e frequencimetro deveriam ser itens obrigatórios, já que através deles será possível avaliar durante um treino ou mesmo corrida seu desempenho, ou até mesmo prevenir um mal estar súbito !

8) Qual o melhor aplicativo para corridas e bike?
Hoje existem diversos aplicativos que ajudam a acompanhar seu desempenho na corrida e outras atividades (pra mim hoje considero o melhor aplicativo o Strava), porém temos o da Nike, Puma e outros!

9) Como funcionam as corridas de montanha? Onde posso treinar?
A corrida de montanha tem aumentado considerável no seu número de participantes, já que muitos corredores de rua estão migrando para este outro tipo de corrida, buscando novos desafios e o convívio com a natureza! O treinamento requer maior dedicação aos treinos em estradas de terra, trilhas pela natureza, parques ou até mesmo na esteira como complemento para quem não pode estar todo dia subindo e descendo morro !

10)    Adoro andar de bike... mas não tenho uma bike de MTB. Existem passeios ou provas para mim?
Primeiro é necessário adquirir uma bike de MTB, para que possa treinar e vivenciar o que é pedalar fora de uma academia (ao ar livre). Hoje em dia existem diversos passeios para iniciantes (cicloturismo), onde sua participação não requer de tanta habilidade ou condicionamento físico !

11) Gosto de fazer spinning. As provas de MTB são boas para mim ou precisam de treino especial?
Fazer spining ajuda no treinamento para se fazer provas de MTB, já que na sala de aula você pode fazer um treino de força, de cadência alta e ganhar volume, ou seja ficar horas pedalando para acostumar seu organismo ao tempo de prova que irá vivenciar! Porem é extremamente fundamental fazer os treinos específicos fora da academia, vivenciar as montanhas, as descidas técnicas, singles tracks travados (trilhas na mata fechada) para que assim você melhore no MTB !

12) Faço corridas de 5k. Posso tomar água durante as provas?
Sim. E deve tomar, porém devemos avaliar cada caso, cada individuo, ou seja, se pegarmos um corredor que fará os 5 km em 15 minutos com certeza ele não irá beber água durante o percurso, já o iniciante ou intermediário que fará estes mesmos 5 km em ate 40 min ou mais é necessário que tome água ao menos uma vez durante o percurso para não desidratar !

13)    Gostaria de correr uma maratona... qual seria o planejamento para chegar lá?
Primeiro já ter corrido uma meia maratona, onde você já terá uma vaga noção de que com mais 21 km você completaria uma maratona ! Tendo foco, tempo e determinação com uma planilha de 12 a 16 semanas montada por um profissional da área e competente no quesito corrida (de preferência alguém que vivencie este universo )você com certeza irá completar sua primeira maratona e com certeza não será a ultima !

 

“Todo dia é um bom dia quando você corre.” Kevin Nelson